Informações sobre as ameaças Meltdown e Specter



5 de Janeiro de 2018
Vulnerabilidades graves encontradas em processadores da Intel e também AMD e ARM

Duas vulnerabilidades de segurança relativamente graves foram descobertas em processadores Intel. A primeira vulnerabilidade, Meltdown, pode efetivamente remover a barreira entre aplicativos de usuário e partes sensíveis do sistema operacional. A segunda vulnerabilidade, Specter, também encontrada em chips AMD e ARM, pode manipular aplicativos vulneráveis ​​em vazamentos de seus conteúdos de memória.

Meltdown e Specter são erros de hardware, logo, as atualizações de patch podem ser bastante complexas. Patches contra Meltdown foram emitidos para Linux, Windows e MacOS, contudo, o trabalho ainda está em desenvolvimento para de melhorar a proteção de aplicativos contra o Specter.

O mais importante para os usuários neste momento, é sempre estar com as atualizações de segurança mais recentes assim que estiverem disponíveis , porque não demorará muito para que os malfeitores comecem a explorar essas vulnerabilidades.

Compatibilidade dos produtos da Kaspersky Lab com a atualização de segurança do Microsoft Windows

Conforme os fabricantes de sistema operacional vão desenvolvendo suas correções para o Meltdown, eles publicam essas atualizações de segurança. A Microsoft publicou uma correção que acabou apresentando incompatibilidade com muitas soluções de segurança, fazendo alguns recursos dessas soluções não funcionarem corretamente ou o sistema operacional congelar e reiniciar.

As soluções empresariais e de negócios da Kaspersky Lab são totalmente compatíveis com esta atualização. A Microsoft entrega a atualização somente se o sistema estiver marcado como pronto e, do nosso lado, a bandeira de prontidão foi incluída nas atualizações que foram entregues em 28 de dezembro de 2017. Se seus bancos de dados antivírus estiverem atualizados, seu computador estará pronto para receber a atualização do Windows que corrige o Meltdown.

Para melhor entendimento desta falha dos processadores Intel, AMD e ARM, sugerimos o acesso ao site https://meltdownattack.com onde estão todas as informações a respeito das ameaças, inclusive com vídeos mostrando como elas podem atuar.


Fonte: Blog Kaspersky

Mapa de Ameaças em Tempo Real

29 de Maio de 2018
28 de Junho de 2017